Inserção dos bolsistas e colaboradores na escola
Supervisora: Maria do Socorro de Holanda Assunção
Relato da Supervisora:
Escola: EE Dr. Fernandes Lima
Durante a pandemia, tivemos que seguir um roteiro de atividades com temas geradores, propostos pela SEDUC nos “laboratórios de estudos” como foi chamado. No meu caso, laboratório de língua portuguesa.
O tema gerador para as atividades que eu deveria trabalhar com meus alunos foi Educação para o consumo: a diferença entre consumo e consumismo. A partir desse tema, eu deveria trabalhar também os conteúdos da minha disciplina.
A coordenação solicitava que cada professor elaborasse um roteiro quinzenal de estudos para os alunos, disponibilizando -o no google sala de aula e nos grupos das turmas do whatsapp. Para os alunos sem acesso à internet, a escola xerocopiava os roteiros e pedia que os alunos fossem buscar na escola.
Disponibilizo a seguir o link do roteiro e das atividades propostas realizada com os alunos.
https://classroom.google.com/u/2/w/ODQwODI1MTgyMDla/tc/MTE2NDE0NDQ5NTc1
Esse é o link do laboratório de língua portuguesa com todas as atividades que foram propostas por mim aos alunos durante o ano letivo.
https://classroom.google.com/u/2/w/ODQwODI1MTgyMDla/tc/MTE2NDE0NDQ5NTc1
link do roteiro quinzenal com a atividade 7.
https://classroom.google.com/u/2/w/ODQwODI1MTgyMDla/tc/MTE2NDE0NDQ5NTc1
link da atividade 8
Caso não consiga abrir os links, segue um recorte do roteiro das atividades 7 e 8, bem como alguns dos retornos de resposta dos alunos sobre as atividades propostas.
ROTEIRO DE ESTUDOS SEMANA DE 08 A 19 /06/2020 LÍNGUA PORTUGUESA 9 ANOS A e B
TEMA GERADOR:
Educação para o consumo: a diferença entre consumo e consumismo.
CONTEÚDO LINGUÍSTICO: Coesão e coerência no processamento do texto.
Queridos alunos (as)
Dando continuidade aos nossos estudos remotos, apresento a vocês o novo roteiro de estudos para as semanas de 8 a 19.
O tema gerador sugerido para este momento é Educação para o consumo: a diferença entre consumo e consumismo. Nosso objetivo é entendermos mais sobre esse tema e a partir dele, continuar estudando o processo de coesão e coerência dentro do texto.
Para realizar as atividades que serão propostas, você primeiro deverá realizar a leitura do texto: consumismo, acessando o link https://brasilescola.uol.com.br/psicologia/consumismo.htm ou abrindo o documento que foi enviado pelo whatsapp no grupo de sua turma.
Após fazer a leitura, escreva um pequeno resumo de no mínimo 10 linhas sobre o que você entendeu do assunto ou faça um vídeo curto (2 minutos no máximo) seu ou só com imagens, explicando a diferença entre consumo e consumismo.
Para ajudar você nesse trabalho, assista no Youtube vídeos sobre consumo x consumismo ou faça mais algumas leitura sobre o assunto, pesquisado na internet.
Você deverá enviar sua atividade até o dia 15/06/20. Essa é a atividade 7.
Observação: Deixarei o WhatsApp aberto durante os horários de minhas aulas para tirar quaisquer dúvidas.
Abraços,
Socorro Assunção
ATIVIDADE 8 DE LÍNGUA PORTUGUESA
Queridos alunos (as),
Continuando com os nossos estudos sobre Educação para o consumo: a diferença entre consumo e consumismo, envio para vocês agora a atividade 8 que consiste na leitura e interpretação do texto a seguir, após realizar a atividade, envie uma foto de suas respostas no caderno. Não se esqueça de colocar seu nome e turma. Essa atividade deverá ser entregue até o dia 01/07/2020. Qualquer dúvida estou à disposição.
TEXTO: OS MALES DO CONSUMO DESENFREADO
A cena é clássica: quase sempre que um determinado produto é lançado, uma enxurrada de pessoas simplesmente resolve abandonar aquele que possui para ter o modelo atualizado, uma vez que o antigo já não satisfaz mais como antes os consumidores.
Com base no cenário acima, o fato é que atualmente a sociedade ocidental possui uma relação intensa de consumo, o que vem gerando consequências irreversíveis ao meio ambiente. Segundo um relatório do Fundo Mundial para a natureza (WWF), a humanidade está consumindo mais do que a Terra é capaz de repor. De acordo com o documento, a Terra tem 11,4 bilhões de hectares terrestres e marinhos considerados produtivos e sustentáveis – isto é, com capacidade de renovação. Mas já estamos usando o equivalente a 13,7 bilhões de hectares para produzir os alimentos, água, energia e bens de consumo de que necessitamos. Estes dados mostram que a diferença (2,3 bilhões de hectares, ou cerca de 20%) sai dos estoques naturais não renováveis, configurando uma crise mundial sem precedentes, que tende a reduzir drasticamente a qualidade de vida até 2030.
Por isso, é urgente a necessidade de se buscar maneiras de conciliar o progresso econômico e a preservação dos recursos ambientais. Sim, é possível pouparmos o meio ambiente se tivermos um consumo consciente. Mas isso só será possível se houver articulação entre todos os setores – governo, empresas e sociedade.
Algumas escolhas do dia a dia podem ajudar a diminuir a degradação do meio ambiente, como usar mais meios de transporte alternativos, diminuir o desperdício de água e de energia, reciclar mais, além de evitar o consumo sem necessidade. Mas essa é uma lição que não vem sendo ensinada, muito menos aprendida. É preciso repensar, inclusive, os produtos que usamos em casa: se afetam a natureza, se são usados na fabricação [de] materiais que respeitem o meio ambiente, e sempre preferir as marcas que causem menos impacto.
Além disso, como mostram os autores do relatório, os líderes mundiais têm a chance de reverter a atual tendência de consumo superior à capacidade de renovação da Terra. Basta optarem por sistemas de bens e, sobretudo, de energia. Como sugestão, pedem promoção de tecnologias limpas, edificações inteligentes, sistemas de transporte mais eficientes e mercados de consumo mais sustentáveis.
Precisamos urgentemente de uma mudança de postura se quisermos contribuir para a preservação do meio ambiente. Claro que as mudanças proporcionadas pela industrialização foram importantes para a evolução da sociedade, mas o consumo exacerbado acarretou e continua acarretando a depredação ambiental, de forma a comprometer visivelmente a vida na Terra.
Nossa relação de consumo atual está nos levando a uma séria crise ambiental. Por isso a urgência em trabalhar políticas mais eficientes e concretas sobre esse tema. Já estamos atrasados, mas ainda há tempo.
Rodrigo Berté, doutor em Meio Ambiente, é professor o Centro Universitário Uninter.
Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/opinião/artigos/os-males-do-consumo-desenfreado-41782thsoedaqjeov7zh3ttu6. Acesso em: 9 abr. 2015.
1 – Nesse artigo de opinião, o autor defende a tese de que:
a) A preservação dos recursos ambientais é menos importante do que o progresso.
b) As mudanças promovidas pela indústria são importantes para a sociedade evoluir.
c) O consumo sem limites traz consequência irreversíveis ao meio ambiente.
d) Os líderes mundiais podem, se quiser, reverter o consumismo desenfreado.
2 – Que elementos foram fundamentais para responder à atividade 1? Você pode escolher mais de uma opção.
a) A informação sobre o autor do artigo.
b) A informação do título do texto.
c) As informações do 1º parágrafo.
d) As informações do 2º parágrafo.
3 – A alternativa que apresenta uma opinião do autor do texto é:
a) [...] quase sempre que um determinado produto é lançado, uma enxurrada de pessoas simplesmente resolve abandonar aquele que possui para ter o modelo atualizado [...].
b) [...] segundo um relatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), a humanidade está consumindo mais do que a Terra é capaz de repor.
c) [...] a Terra tem 11,4 bilhões de hectares terrestres e marinhos considerados produtivos e sustentáveis – isto é, com capacidade de renovação [...].
d) [...] é urgente a necessidade de se buscar maneiras de conciliar o progresso econômico e a preservação dos recursos ambientais.
4- Leia a poesia: “Eu, etiqueta” de Carlos Drumont de Andrade para responder ao que se pede.
Em minha calça está grudado um nome
Que não é meu de batismo ou de cartório
Um nome... estranho
Meu blusão traz lembrete de bebida
Que jamais pus na boca, nessa vida,
Em minha camiseta, a marca de cigarro
Que não fumo, até hoje não fumei.
Minhas meias falam de produtos
Que nunca experimentei
Mas são comunicados a meus pés.
Meu tênis é proclama colorido
De alguma coisa não provada
Por este provador de longa idade.
Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,
Minha gravata e cinto e escova e pente,
Meu copo, minha xícara,
Minha toalha de banho e sabonete,
Meu isso, meu aquilo.
Desde a cabeça ao bico dos sapatos,
São mensagens,
Letras falantes,
Gritos visuais,
Ordens de uso, abuso, reincidências.
Costume, hábito, premência,
Indispensabilidade,
E fazem de mim homem-anúncio itinerante,
Escravo da matéria anunciada.
Estou, estou na moda.
É duro andar na moda, ainda que a moda
Seja negar minha identidade,
Trocá-lo por mil, açambarcando
Todas as marcas registradas,
Todos os logotipos do mercado.
Com que inocência demito-me de ser
Eu que antes era e me sabia
Tão diverso de outros, tão mim mesmo,
Ser pensante sentinte e solitário
Com outros seres diversos e conscientes
De sua humana, invencível condição.
Agora sou anúncio
Ora vulgar ora bizarro.
Em língua nacional ou em qualquer língua
(Qualquer, principalmente.)
E nisto me comprazo, tiro glória
De minha anulação.
Não sou - vê lá - anúncio contratado.
Eu é que mimosamente pago
Para anunciar, para vender
Em bares festas praias pérgulas piscinas,
E bem à vista exibo esta etiqueta
Global no corpo que desiste
De ser veste e sandália de uma essência
Tão viva, independente,
Que moda ou suborno algum a compromete.
Onde terei jogado fora
Meu gosto e capacidade de escolher,
Minhas idiossincrasias tão pessoais,
Tão minhas que no rosto se espelhavam
E cada gesto, cada olhar,
Cada vinco da roupa
Sou gravado de forma universal,
Saio da estamparia, não de casa,
Da vitrine me tiram, recolocam,
Objeto pulsante mas objeto
Que se oferece como signo de outros
Objetos estáticos, tarifados.
Por me ostentar assim, tão orgulhoso
De ser não eu, mar artigo industrial,
Peço que meu nome retifiquem.
Já não me convém o título de homem.
Meu nome noco é Coisa.
Eu sou a Coisa, coisamente.
Carlos Drummond de Andrade.
Entendendo a poesia:
A) – Qual a ordem de importância no poema entre esses três elementos: pessoa, mercadoria e marca? ______________________________________________________________________________________________________
B) – O poema faz uma crítica a sociedade atual. Qual é esta crítica?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
C) – Você, assim como o autor da poesia, também se sente “coisificado”? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
D)– Você procura “estar na moda”? Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________
E)– Na opinião de Carlos Drummond de Andrade, “estar na moda” significa abrir mão da identidade. E na sua opinião?
____________________________________________________________________________________________________________
Observação: Professores, na atividade 7 eu solicitei que os alunos me enviassem um pequeno resumo do texto lido sobre o tema gerador ou um vídeo que contasse suas experiências com a questão do consumo / consumismo. A maioria dos alunos me enviou o resumo do texto e do vídeo que assistiram proposto na atividade. No entanto, o que me surpreendeu é que alguns me pediu para fazer, ao invés do vídeo ou do resumo do texto, memes sobre o tema. Também aceitei a ideia de uma aluna, que gosta de cantar e de tocar, de compor uma música, tipo parodia. Eu achei as ideia muito boas e permiti. A seguir, veja os memes que eles produziram e o retorno de três resumos escritos sobre o texto lido. Quanto a música, infelizmente, não consegui encontrar mais em meus arquivos. Uma pena!!
Memes
Retorno de alguns resumos do texto lido na atividade 7
Print da conversa sobre a música.
Muito interessante ver a criatividade dos alunos, conseguiram transformar o momento da atividade em algo divertido com a criação dos memes e até de uma música! Parabéns professora, adorei a forma como aplicou o conteúdo, apresentando várias possibilidades, dando margem para que os alunos pudessem imaginar e criar, e acredito que isso é o mais legal!
ResponderExcluir